Como me tornei fluente em inglês? parte 2

Hoje vou contar-lhes um pouco mais sobre meu processo de aprendizagem da língua inglesa, o que me influenciou e como fiz para praticar e chegar o mais próximo possível da fluência.

O que me influenciou?

Tive um familiar bem próximo que foi uma grande influência na minha vida e no meu aprendizado do inglês, positiva e negativamente. Positivamente porque ele também gostava de aprender inglês e algumas vezes chegou até a levar eu e meu irmão para suas aulas. Ele compartilhava conosco algumas palavras e expressões que tinha aprendido e isso me fascinava. Sua influência também foi negativa pois quando precisei que ele me ajudasse a pagar meu curso, ele se recusou com o argumento de que “quem não tem dinheiro não estuda”. Eu já estava no nível avançado, minha mãe financiava meu curso enquanto eu não conseguia um emprego, até que ela perdeu o emprego e não pôde mais continuar a pagá-lo.

Foi neste momento que tive a brilhante ideia de conversar com a coordenadora e dona da escola onde estudava inglês para perguntar se havia alguma coisa que eu podia fazer para ajudar na escola e receber um desconto. Depois de fazer alguns testes, fui convidada a trabalhar como “monitora” – era uma espécie de assistente que ajudava os alunos a fazer aulas extras para tirar dúvidas que surgiam em suas aulas regulares.

Quanto mais horas eu trabalhava na escola maior era meu desconto nas aulas que fazia, então trabalhava na escola das oito da manhã às oito da noite. Depois de tantas horas investidas na escola, conquistei também o direito de estudar espanhol e, em seguida, recebi a minha própria turma. Cinco meses depois, com o dinheiro que ganhava nas minhas aulas e o cargo de estagiária, fui capaz de conseguir uma bolsa de estudos na universidade e comecei a estudar Letras.

Como eu costumava praticar?

Como já disse, sempre gostei muito do inglês e tinha aquela sede de aprender. Quando estava no curso intermediário comecei a fazer algumas aulas que a minha escola chamava de “Aulas de Conversação”. Nestas aulas, eu praticava o idioma com uma professora que escolhia um tema, um texto curto ou simplesmente um questionário o qual discutiríamos durante a aula e isso me deu a oportunidade de colocar em prática o que eu já sabia e aprender muito mais coisas que ainda não tinha aprendido no curso regular.

Além dessas aulas, de ouvir música, assistir filmes e seriados como “Friends” e “Grey’s Anatomy”, também seguia o conselho dos meus professores de tentar pensar em inglês. Então, eu saía pelas ruas narrando para mim mesma o que estava fazendo, o que ia fazer, onde estava indo, o que ia comprar e coisas desse tipo. Era natural que no meio destas frases que eu fazia na minha cabeça faltasse uma palavra para completar o sentido e a qual ainda eu desconhecia. Dessa forma, uma das primeiras coisas que fazia ao chegar em casa era pegar um dicionário e buscar a palavra que ficou faltando para completar aquela linha de raciocínio.

Apesar de não fazer tanto tempo assim, naquela época, não era tão simples quanto hoje buscar uma palavra no dicionário. Hoje em dia, podemos utilizar aplicativos no celular ou acessar a internet em busca de um dicionário ou tradutor online, obtendo imediatamente a tradução para a palavra desejada.

Não posso dizer que tornar-me fluente foi algo que aconteceu da noite para o dia, nem que levou séculos para acontecer. Levou um certo tempo e poderia certamente ter levado mais ou menos, tudo dependeu de quanta disponibilidade e esforço eu colocava em favor do desenvolvimento das minhas habilidades com o idioma. É por isso que meu discurso para meus alunos costuma ser sempre o mesmo: o tempo que vai levar para eles serem capazes de desenvolver e manter um diálogo na língua que estão aprendendo vai depender de quanto tempo e esforço eles investem neste processo de aprendizagem.

No próximo artigo vou poder contar-lhes mais sobre quando comecei a dar aulas e dar algumas sugestões do que eu acho que ajuda uma pessoa a soar fluente. Então, até a próxima! 🙂

Advertisements

One thought on “Como me tornei fluente em inglês? parte 2

Add yours

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: