Por que uma pessoa escolheria fazer aulas online? (read in English here)
Estamos condicionados a continuar fazendo o que nos é seguro e o conhecemos bem. A maioria das pessoas acha difícil se aventurar no que é novo. Estamos acostumados a fazer aulas presenciais, com um professor em sala de aula, colegas de sala e uma lousa (ou quadro, como preferirem) onde o professor escreve exemplos e explicações que podemos ver e copiar.

Por que não podemos fazer tudo isso online?
Quem disse que não podemos ter um professor online que escreverá no quadro, dará exemplos e explicações que você poderá copiar e absorver bem? Quem disse que não podemos ter colegas de aula ao aprendermos online? Quem disse que perderemos a interação com outras pessoas quando fazemos aulas online? Quem disse que não podemos ter um livro, anotações, atividades com áudio, etc.?

As pessoas que dizem essas coisas, provavelmente, nunca fizeram uma aula online, ou se fizeram, nunca encontraram um professor amigável que entendeu sua personalidade e necessidades. Eles, provavelmente, não encontraram um professor que tenha sido capaz de aproveitar as vantagens maravilhosas que a tecnologia nos proporciona.

Não estou dizendo que não existam pessoas que já fizeram aulas online e ainda assim preferem as aulas presenciais. Talvez, essas pessoas também queiram aproveitar seu desejo e/ou necessidade de fazer aulas para sair de casa/trabalho e fazer amigos. Será que não seria mais divertido fazer isso enquanto curte seus passatempos preferidos? Com pessoas que compartilham dos mesmos interesses e que não tenham como foco principal aprender um idioma?

Tenho certeza que não sou a única pessoa que vê que o professor online em videoconferência é capaz de fazer exatamente as mesmas coisas que um professor presencial consegue. Temos a habilidade de fazer anotações, desenhar, dar exemplos, trabalhar escrita, exercícios de áudio, conversação e pronúncia. Professores online são capazes de dar-lhe atenção absoluta, e você tem a chance de “encontrá-lo” em qualquer lugar, a qualquer hora, contanto que possua uma boa conexão à Internet. Se possui um companheiro de idiomas (companheiro de estudos) o qual deseja fazer aulas contigo e um professor, você pode conversar com seu professor de aulas online e ver se ele/ela oferece aulas para duplas.

Qual é o melhor: aulas online ou presenciais?
Lecionei em salas de aulas por mais de sete anos e, hoje, também dou aulas online. Até o presente momento, as únicas coisas que ainda não fui capaz de fazer com meus alunos online foi dar-lhes um abraço e correr com eles pela sala. Sempre tivemos muito sucesso na aquisição do idioma tanto online quanto presencialmente. O melhor tipo de aula, online ou presencial, será aquela a qual o aluno está disposto a se dedicar. Não importa o quanto o professor faça malabarismos ou dance em sua frente ou em seu monitor, se ele/ela não se entrega totalmente e trabalha duro.

Sei que muitas pessoas discordarão, terão suas preferências. Essa é apenas a minha opinião e experiência com o ensino de idiomas. Adoraria saber a opinião de outras pessoas.

 

Aulas online x presenciais

Advertisements